Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

13.12.08

Miss Mundo 2008: chegou a hora...


Ontem quando saímos do Centro de Convenções de Sandton tivemos a certeza de que o show de hoje será espetacular. Porém, o que em concursos de beleza nunca se pode ter certeza, é do que irá acontecer, e isso é angustiante.

Tenho plena consciência e paz de espírito quando penso que fizemos tudo o que estava dentro das nossas possibilidades. Foi um ano de muita luta, de muitas descobertas, algumas boas, outras nem tanto, de trabalho árduo e de aprendizado. Enfrentamos muitas adversidades, a maioria causada por pessoas absolutamente sem ética ou caráter, desprovidas de espírito esportivo.

Competir pode ser muito saudável, desde que aconteça de forma leal e digna. Não é o caso quando se trata de algumas organizações brasileiras.

Nos últimos 5 meses juntou-se a nossa equipe a Miss Brasil eleita em Angra dos Reis: Tamara Almeida. Tamara vestiu a camisa como ninguém. Fez tudo o que poderia ter feito e em muitos momentos foi além do esperado. Ela entendeu o verdadeiro sentido de ser uma Miss Brasil e vem desempenhando seu papel de forma irrepreensível.

No Miss Mundo ela deu show desde que chegou. Destacou-se por sua beleza, classe, camaradagem. É querida por todas as candidatas. É talvez a mais bem vestida de todas as 109 candidatas, soube carregar cada um dos belíssimos trajes do talentoso Rogério Figueiredo com extrema elegância. Ontem, no ensaio geral, brilhou e se destacou entre tantas.

O favoritismo da russa é tremendo, ao que se comenta somente a mexicana pode tirar dela a coroa. Mas será? Há lógica em concursos de beleza? Nem sempre. Já vimos de tudo acontecer, e hoje a nossa Miss Brasil entra em campo como uma das 8 favoritas em todas as bolsas de aposta de Londres. Está cotada e pode acontecer.

Hoje pela manhã conversamos pela última vez antes do concurso. Ela me disse: “Rico, eu fiz o que podia. Vocês também fizeram. Agora é com os jurados e com Deus. Espero podermos comemorar mais tarde, mas se não acontecer, voltaremos para casa com a cabeça erguida, sabendo que o que poderia ter sido feito, foi feito”.

Foi muito bom escutar isso dela. Dentro de poucas horas começará o Miss Mundo, o que para mim é o equivalente a duas horas em uma montanha russa com as mais emocionantes subidas, curvas e descidas. Talvez o momento de maior apreensão seja quando as semifinalistas são chamadas. É o tudo ou nada: 15 seguem, 94 ficam para trás.

Que Deus ilumine a nossa Miss Brasil, e seja qual for o resultado, que possamos tirar dele lições para seguir adiante, sempre evoluindo. Que Deus também ilumine a nossa primeira Miss Portugal. Andréia tem conseguido um bom desempenho, e se Deus quiser também alcançará uma boa classificação.

Na torcida pelas duas aqui na África do Sul, também estão os queridos amigos Vivi, João e Juliano. Fora as milhares de pessoas que vem apoiando e acreditam na nossa Miss.

It’s Miss World time!

11.12.08

Lições de Vida de Soweto...


À primeira vista, Soweto, ou Southwestern Township, não desperta o interesse de alguém que não haja estado ali antes. É um bairro pobre, a arquitetura é simples, e até mesmo os monumentos históricos estão longe de serem obras magníficas de encherem os olhos. O magnetismo de Soweto está na sua história de lutas manchadas de sangre por direitos básicos, por igualdade, por respeito. Soweto testemunhou e vivenciou o Apartheid, é onde viveu e lutou Nelson Mandela e tantos outros guerreiros.

Hector Peterson, o jovem estudante que foi assassinado em 1976, quando muitos outros morreram por rejeitarem o idioma Afrikans (uma variação do holandês) como idioma oficial de todos, tem um memorial e um museu localizados no coração do bairro. Fotos chocantes e vídeos de testemunhas daquela época, fazem com que não esqueçamos do horror que foi o Apartheid, tempos em que os negros não podiam pisar na calçada dos brancos.

Na década de 1970, até nos concursos de beleza a segregação racial fez-se presente: eram eleitas uma Miss South Africa, somente com candidatas brancas, e uma Miss Africa South, com candidatas negras. Ambas competiam no Miss Mundo, até que um boicote por parte de diversos países em 1976 forçou a Miss World Organization a banir a África do Sul do concurso. As sul-africanas voltariam a competir somente em 1991.

Na Regina Mundi Church, principal igreja católica de Soweto, onde aconteciam encontros secretos daqueles que lutavam contra o regime imposto no país, as marcas de tiros nas paredes e até mesmo no seu altar de mármore, fazem com que este passado recente não seja esquecido.

Nosso guia na igreja foi o Sr. Denny, um senhor negro que contou um pouco da história do lugar com grande conhecimento e paixão pelo assunto. Seus olhos brilhavam, principalmente ao falar sobre as mudanças que já aconteceram no país, e nas que ele acredita ainda estão por vir. Segundo ele, muitas já foram as conquistas não somente dos negros, mas da África do Sul como um todo. “A grande maioria de nós jamais esquecerá tudo o que passou, as pessoas que perdeu, o terror, o sangue. Porém, aprendemos a perdoar, pois caso contrário, a hostilidade não terá fim”.

O passeio terminou no Museu Nelson Mandela, outro lugar inesquecível. Já na entrada reparei que havia duas portas, e que o porteiro dizia por qual cada um de nós deveria entrar. Eu e um francês que fazia parte da nossa excursão entramos pela esquerda, os demais pela direita. Logo me dei conta do que se tratava. Os dois corredores estavam separados por um muro de arames. O corredor por onde eu entrei era o dos brancos ou europeus, o outro era dos não-brancos, ou não europeus. No caminho, cartelas gigantes com fotocópias dos documentos de residentes brancos do país.

A sensação é péssima, até porque chega um momento em que as duas entradas nos levavam para lugares distintos. O sentimento é de angústia, raiva, e é quase inacreditável imaginar que aqui um dia isso foi real. Depois passamos por toda a história do país, do Apartheid, de Nelson Mandela, da nova África do Sul. Foram quase duas horas muito emocionantes e de grande aprendizado.

Todos deveriam um dia conhecer Soweto, conhecer a África do Sul, para que não passe pelas nossas mentes, nem por um instante, qualquer sentimento de superioridade em relação a qualquer outra raça. Mandela é uma lenda viva, um homem que deixará para o mundo um legado que não tem preço. Muitas das adversidades que enfrentamos nas nossas vidas não chegam a um milésimo do que este homem passou, e ele jamais desistiu, até alcançar o objetivo de estabelecer a igualdade e os direitos humanos para o povo do seu país.

O amor ao próximo e a capacidade de perdoar são chaves para um mundo melhor. Algo que parece tão simples, mas que ainda temos a capacidade de complicar. Menos mal que já houve uma grande evolução, e como disse o Sr. Denny, “tempos ainda melhores estão por vir”.

9.12.08

Safári na África do Sul


Ir à África do Sul e não fazer um safári, é como ir ao Rio e não visitar o Cristo Redentor. Hoje participamos de um, com amigos e familiares das misses, além de alguns diretores. Foi interessante ver alguns animais de perto, especialmente um leão que estava a menos de 2 metros no nosso jipe. Dá um friozinho na barriga...

A Festa de Natal do Miss Mundo


A "Christmas Party" do Miss Mundo é sempre um dos eventos mais agradáveis do concurso. É um momento de confraternização entre candidatas, familiares e amigos, diretores nacionais e os organizadores do Miss Mundo. Em 2008 não foi diferente. Tudo foi impecável, desde o jantar até as brincadeiras, apresentações de algumas candidatas, e o encerramento com todos dançando juntos.

O destaque da noite foi a Miss Japão, uma figura que usou bolas de árvore de natal como brincos e dançava fazendo palhaçadas como se não houvesse amanhã! Nos divertimos muito com ela.
A Miss Coréia fala inglês perfeitamente, já morou na Filadélfia. É muito educada e torce para que o Miss Mundo 2009 aconteça no seu país.

Nossas duas Misses, Brasil e Portugal, estavam lindas e se divertiram muito. Andréia ficou muito feliz com o terceiro lugar no esporte e a classificação no talento.

A Miss Lituânia, de apenas 17 anos, ficou muito triste por não ter sido classificada entre as 32 do "top model", já que é modelo internacional desde os 14 anos. Comentou que no seu país o Miss Mundo é o único concurso considerado importante. Sobre o Miss Universo, ela disse: "Miss Universo? O que é isso?".

A Miss Espanha além de bonita, tem uma personalidade encantadora. É extremamente simpática e acessível.

Também conversei com a Miss Turquia, que já participou do Miss Tourism Queen e fez amizade com o amigo Alberto Dubal. É muito querida por todas e além de bonita, é simpática.

No Caribe fala-se muito de Porto Rico, Bahamas, Trinidad, mas eu vejo a Miss Antígua & Barbuda com a melhor da região: é uma morena altíssima de rara beleza.

Outros destaques da noite foram as belas representantes de Croácia (cada dia gosto mais dela) e República Tcheca (impressionante). Me surpreendeu a Miss Grécia, com um belo vestido típico e um rosto muito bonito.

Entre as mais bem vestidas da noite estavam a nossa Miss Brasil (c0mo sempre) e a Miss Índia (outra favorita).

Quem leva? Pelos comentários gerais, nota-se que Rússia e México dividem um grande favoritismo. Porém, o Miss Mundo pode ser uma caixinha de surpresas. Nós, é claro, acreditamos piamente na beleza em todas as qualidades da nossa Miss Brasil.

Ao contrário da Festa de Coroação, quando muitas estão tristes ou decepcionadas com os resultados, a Festa de Natal é só alegria. Os amigos Vivi, João e Juliano, que vieram ao Miss Mundo pela primeira vezes, adoraram o evento. Acho que para eles este será o primeiro de muitos!
foto: Misses Japão e Perú

8.12.08

Chegando na África do Sul


Esta é a minha primeira vez na África do Sul e no continente africano. Falar sobre as primeiras impressões do país fica difícil por enquanto, já que estamos hospedados em Sandton, bairro de classe alta onde acontecerá o Miss Mundo 2008. Em Sandton tudo é perfeito, as pessoas são muito bonitas e simpáticas, o shopping center localizado no Mandela Square é de primeiro mundo, enfim, parece qualquer área nobre de uma cidade norte-americana.

No entanto, Joanesburgo ainda é tida como uma das cidades mais violentas do mundo, e não é recomendado fazer nenhum tipo de passeio fora de uma excursão. O latrocínio é muito comum por aqui. Amanhã faremos uma primeira excursão (um safari) e na quinta a segunda (Soweto). Segurança antes de qualquer coisa!

Estão aqui comigo a nossa grande amiga e consultura de beleza do MMB, a Vivi, e os amigos João Ricardo e Juliano Crema. Ontem à noite fomos ao show de talentos, vencido pela Miss Barbados. A moça tem realmente um vozerão e mereceu com louvor o título e a classificação para a semifinal do Miss Mundo 2008.

A segunda colocada, da Áustria, também deu um verdadeiro show com os aros. Decisão difícil escolher entre ela e Barbados. O terceiro lugar da linda Miss Ucrânia foi questionável. Dançou com muito charme e sensualidade, mas não tinha o talento da Miss Cazaquistão tocando piano ou da Miss Taiwan tocando violino em um traje aborígena.

Em termos de beleza, esse grupo de candidatas é realmente impressionante. Quando as vemos em pessoa, sempre algumas favoritas por fotos desaparecem, e algumas antes despercebidas, despontam como fantásticas candidatas. E o que vale é o que se vê ao vivo e a cores!

A Miss Croácia, por exemplo, é simplesmente deslumbrante (foto, durante o talento). Muito alta, parece uma Brook Shields jovem. A Miss Bélgica tem um parecido à apresentadora Angélica, porém, mais bonita. A Miss Uganda é uma linda africana, com olhos expressivos e muito simpática. Também impressionante é a Miss Índia, naturalmente bela. Miss Estados Unidos é outra que impressiona, muito mais que em fotos. A "dona da casa", Miss África do Sul, é realmente bonita, algo que nunca consegui ver em fotos ou vídeo. Miss Filipinas também é linda. Nossa Tamara Almeida, além de linda é muito querida por todas. Ela tem todas as qualidades para conseguir um grande resultado no sábado.

A mega favorita, Miss Rússia, é também muito bonita. Muita gente aqui acredita que a coroa já é dela. Dela ou da Miss México, classificada em todas as provas "fast track", sendo merecedora ou não. Nota-se até um mal-estar de diversas candidatas em relação a ela.

Hoje a noite é o Family Dinner, quando teremos a oportunidade de conhecê-las um pouco melhor.

Fotos da Prova de Talento:

http://globalbeauties.com/world/2008/blog/?page_id=370