Vitória australiana valeu muito mais que os 3 pontos conquistados
A Austrália segue festejando a vitória sobre o Brasil por 3X1 e tem todos os motivos do mundo para isso. Em 2003 a FIFA finalmente garantiu à Oceania uma vaga certa na Copa do Mundo. Era o final feliz de uma batalha que durou décadas e que teria chegado a um final feliz caso os interesses das nações européias não tivessem feito a FIFA recuar. Isso mesmo, pouco tempo depois a FIFA anunciou que a vaga não seria mais da Oceania, e que o campeão da região teria que disputar a classificação com o campeão da América do Sul.
O sentimento de frustração na região foi imenso, mas a vida continuava e as eliminatórias na Oceania aconteceram e trouxeram surpresas, como a vitória de Vanuatu sobre a Nova Zelândia, resultado que permitiu que Ilhas Salomão disputasse a final com a Austrália. Os australianos venceram fácil e pegaram o Uruguai, quinto colocado na América do Sul. No primeiro jogo, em Montevidéu, deu Uruguai por 1X0. O resultado poderia ter abatido a seleção da Austrália, mas isso não aconteceu. Em casa eles devolveram o placar aos uruguaios e conquistaram a vaga para a Copa do Mundo nos pênaltis.
Após 32 anos a Austrália voltaria a disputar uma Copa do Mundo e após 24 anos a Oceania seria representada no mundial.
Para o jogo de estréia da Asutrália, aqui no Brasil criaram um favoritismo sem sentido para o Japão por causa do Zico, técnico dos nipônicos. Alguém pode me dizer o que faz do Zico um técnico brilhante? Que títulos ele já conquistou? A verdade veio na hora do jogo e os campeões da Oceania, continente tantas vezes injustiçado pela FIFA, massacraram o Japão.
Que a Austrália possa conseguir uma vitória sobre a Croácia e chegar à segunda fase; ela merece, o futebol da Oceania merece. Os australianos passarão a disputar campeonatos na Ásia, mas deixarão para Nova Zelândia, Ilhas Salomão, Vanuatu e outros, a esperança de dias melhores e de real desenvolvimento e reconhecimento do futebol na Oceania.
Nos outros jogos da rodada, a Itália confirmou o seu favoritismo contra Gana jogando bem e vencendo por 2X0. A República Tcheca, por sua vez, deu um chocolate nos EUA, que receberam um "reality czech" segundo a mídia internacional. O Brasil deverá pegar Itália ou República Tcheca na fase seguinte, e seja quem for, será uma pedreira!
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home