Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

4.6.06

Copa do Mundo, Grupo B: a hora e a vez do English Team


O Grgupo B é mais simples do que parece. O excelente time inglês e a competente equipe da Suécia deverão passar fácil por Paraguai (sempre perigoso, mas em crise) e Trinidad & Tobago, que chegou à sua primeira Copa do Mundo Deus sabe como. O que esperar de cada uma dessas 4 equipes? Let's see...

Inglaterra - agora sim os ingleses têm um time to be proud of

Até 1998 achava chato assistir a Inglaterra jogando, faltava originalidade e emoção. A Inglaterra, que se gaba por ter sido "a inventora do futebol" (talvez da era moderna) foi campeã do mundo apenas uma vez, em 1966, jogando em casa e com a ajuda explícita do árbitro soviético que apitou a final contra a Alemanha e validou um gol inexistente que desestabilizou os alemães. Antes disso não haviam feito nada, e depois da conquista, o máximo que conseguiram foi um quarto lugar na Copa da Itália, em 1990. Em 1998 jogaram bem, e foram injustamente eliminados pela Argentina nas oitavas-de-final em disputa emocionante de pênaltis. Chegou a doer a derrota inglesa. Em 2002 jogaram ainda melhor, mas deram o azar de topar com o Brasil nas quartas-de-final. Foi o melhor jogo daquela Copa, a final antecipada. Quem vencesse aquela partida seria campeão, e o Brasil, para a nossa sorte, levou a melhor. Em 2006 a Inglaterra tem um time ainda melhor, cheio de craques habilidosos e muita confiança. Rooney, Owen, Backham, Lampard, Gerrard e companhia prometem jogar bonito, e quem sabe, fazer a final de verdade contra o Brasil. Seria fenomenal!

Paraguai - defesa sólida em crise

Nas últimas duas edições da Copa do Mundo o Paraguai chegou às oitavas-de-final, mas nunca foi além disso. Jogo duro e defesa sólida são características do Paraguai, que dessa vez conta também com alguns talentos no ataque, como Roque Santa Cruz, que atua no futebol alemão. A pergunta que não quer calar os fãs paraguaios é: a má fase do zagueiro Gamarra prejudicará a equipe sul-americana? A verdade é que o Paraguai é uma incógnita. Guerreiro sim, mas certamente menos talentoso Inglaterra e Suécia.

Suécia - o time amarelo que não quer "amarelar"

Em 2002 os suécos nos encheram de alegria e eliminaram os argentinos logo na primeira fase, saindo no topo do "grupo da morte" daquele ano. Nas oitavas-de-final pegaram o Senegal, seleção que jogava sua primeira Copa do Mundo e o que parecia fácil de ganhar. Para a Suécia tudo acabou em decepção: perdeu de virada, na extinta "morte súbita" da prorrogação. O time atual conta com o talento de jogadores como Larsson (Barcelona) e Ibrahimovic (Juventus). Se for a segunda colocada na chave, deverá pegar a Alemanha na fase seguinte e tem time para surpreender e, quem sabe, acabar com a festa alemã.

Trinidad & Tobago - só muito vudú para levar esta zebra adiante

Eles conseguiram a classificação para a Copa do Mundo na garra e na sorte. Na CONCACAF deixaram para tráz os favoritos (e emergentes) Panamá e Guatemala. Como quartos colocados na região, foram para a repescagem contra Bahrain, quinto na Ásia e tão surpreendente quanto. Quem vencesse seria o menor país a participar de uma Copa do Mundo em toda a história, e no primeiro jogo Bahrain arrancou um empate em 1X1 em Port-of-Spain. Bastava um 0X0 em Manana para o milhonário Bahrain carimbar o passaporte para a Copa do Mundo. Trinidad foi lá e surpreendeu novamente: venceu por 1X0. Agora a história é diferente. A falta de experiência, tática e jogadores talentosos faz de Trinidad & Tobago grande candidato a "saco de pancadas" na Alemanha. Vai valer pela experiência...

Quem classifica? Inglaterra e Suécia. Paraguai pode surpreender. Trinidad só por milagre.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu acredito no Paraguai, acho que se classificará junto com a Suécia. Espero que o time inglês fique para trás..é difícil, mas não impossível!! :)

12:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

11:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

3:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

7:13 AM  

Postar um comentário

<< Home