Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

4.6.06

Copa do Mundo, Grupo A: vai ter sorte assim na Alemanha!


O Grupo A da Copa do Mundo 2006, formado por Alemanha, Costa Rica, Equador e Polônia, talvez seja o mais fraco da competição tecnicamente. Nem a Alemanha, dona da casa, inspira confiança nos seus torcedores. Para sorte dos alemães, Costa Rica, Equador e Polônia são ainda piores, e não devem impor grandes dificuldades aos anfitriões.

Alemanha - favorita por Ballack e por jogar em casa

Depois do Brasil, a Alemanha é o país com melhor retrospecto em Copas do Mundo. Chegou à 7 finais e venceu três vezes. Em 2002, no Japão, perdeu o título para o Brasil por 2 X 0. No entanto, o país que se preparou com perfeição para sediar a XVIII Copa do Mundo, entra em campo com uma das equipes mais medíocres da sua história. O time de Klismann não vence um adversário de peso há 5 anos. Na semana passada empatou em casa com o Japão em 2 X 2 e mais uma vez foi vítima de severas críticas por parte dos fãs e da imprensa especializada. No entanto, não podemos esquecer que com a ajuda da sua apaixonada torcida e o talento de Michael Ballack, atacante alemão que chuta bem com as duas pernas e cabeceia, a Alemanha não deixa de ser favorita. Na primeira fase deverá passar com facilidade por seus frágeis adversários.

Costa Rica - se em 2002 ficou devendo, não é agora que vai longe

Em 2002 se esperava muito do "futebol alegre" da seleção da Costa Rica. Em 2006 a equipe que quase foi eliminada pela surpreendente Cuba na primeira fase das eliminatórias (após dois empates classificou-se pelo maior número de gols marcados fora de casa) chegou à Alemanha graças ao trabalho do técnico brasileiro Alexandre Guimarães, quem praticamente operou um milagre na América Central. Em 1990, quando jogou sua primeira Copa do Mundo, a Costa Rica surpreendeu e passou de fase. Dificilmente a façanha irá se repetir.

Equador - Sonhando alto longe da altitude

Até o final do século passado o Equador era uma de apenas duas nações sul-americanas que nunca haviam ido a uma Copa do Mundo (a outra permanece sendo a Venezuela). A equipe cresceu, chegou à Copa de 2002 e até que não fez feio: apesar de não ter passado de fase, derrotou a Croácia, terceira colocada na Copa do Mundo de 1998. Provando que a sua classificação não havia sido "obra do acaso", o Equador chegou em terceiro lugar nas eliminatórias da América do Sul novamente em 2005, atrás apenas de Brasil e Argentina. O problema é que na Alemanha o Equador não poderá contar com sua principal estrela: a altitude! Em Quito o Equador venceu 7 partidas no caminho para a Alemanha, inclusive o Brasil (1 X 0). Recentemente a seleção equatoriana perdeu para a fraquinha Macedônia em um amistoso, o que murxou a bola e o ânimo dos nossos hermanos...

Polônia - nem sombra do que já foi um dia

A Polônia de hoje não é nem de longe o bom time que foi nos anos 1970 e 1980, quando chegou ao terceiro lugar nas Copas do Mundo de 1974 e 1982 e contava com craques como Boniek. Ficou fora da maior festa mundial em 1990, 94 e 98, e em 2002, e apesar de ter chegado ao Japão e à Coréia do Sul em 2002, a Polônia não passou da primeira fase (foi goleada pelo também desclassificado Portugal por 4 X 0). Foi bem nas últimas eliminatórias mas não oferece perigo às grandes seleções que estarão na Alemanha. Agora, uma coisa a Polônia terá a seu favor: a torcida! Espera-se uma verdadeira invasão de poloneses na Alemanha para a Copa.

Quem classifica? Alemanha e Equador ou Polônia. Arrisco Equador para a segunda vaga.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

3:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

7:13 AM  

Postar um comentário

<< Home