Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

24.5.06

Independência de Montenegro, fim do domínio sérvio


Com 55% de sua população a favor da independência, Montenegro se transformou no fim de semana passado na última das nações integrantes da ex-Iugoslávia a se separar da Sérvia. Com o resultado anunciado e considerado suficiente pela União Européia para o reconhecimento do país como nação soberana, Montenegro passa a ser uma república independente.

A ex-República Socialista Federativa da Iugoslávia desintegrou-se pela guerra civil étnica desencadeada nos princípios da década de 1990. As várias etnias que a compõem (sérvios, croatas, eslovênos, montenegrinos, albaneses e macedônicos), a partir do colapso do socialismo, reivindicaram a independência, o que não acabou bem para muita gente.

A primeira das nações da ex-Iugoslávia a conseguir independência foi a Eslovênia. Já Bósnia & Herzegovina, de maioria mulçumana, sofreu as atrocidades de ataques inacreditavelmente violentos por parte dos sérvios. Muitas foram as mães que viram seus filhos serem decapitados ou até mesmo extraídos dos seus ventres por soldados a mando de um monstro chamado Milosevic, ex-presidente da Iugoslávia que atualmente deve estar queimando no inferno, umbral ou localidade semelhante.

O mais chocante desta guerra, o conflito mais sangrento ocorrido no continente europeu desde a II Guerra Mundial, foi a indiferença dos Estados Unidos e da comunidade internacional em geral. A Bósnia não tem petróleo nem nenhum outro tipo de riqueza que justificasse uma invasão norte-americana (lê-se intervenção da ONU). Foi revoltante ver a passividade do mundo perante três anos de genocídio injustificável.

A independência de Montenegro representa o ponto final, talvez o último vestígio de domínio sérvio forçado sobre as repúblicas que por algumas décadas compuseram a Federação Iugoslava. Para estas nações a liberdade teve um custo elevado, porém, ainda que tarde, chegou. Menos mal.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

3:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

7:13 AM  

Postar um comentário

<< Home