Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

11.6.06

Argentina vence, Inglaterra não convence e Trinidad surpreende


O segundo dia da Copa do Mundo trouxe surpresas e decepções. Em contraste com o "day 1", foram apenas 4 gols em 3 jogos.

O dia começou com a Inglaterra vencendo o Paraguai por 1X0 com gol contra de Gamarra, cuja má fase muitos previam poderia prejudicar a equipe. Foi um jogo chato, o Paraguai pouco criou e a Inglaterra, apesar de ter jogado melhor, com destaque para as atuações de Beckham e Lampard, fez menos do que se esperava. Os ingleses merecem um desconto porém, afinal, este foi aquele famoso "jogo de estréia", e de uma forma ou de outra, o time garantiu os três pontos.

Decepcionante mesmo foi a atuação da Suécia. O mundo esperava uma tremenda goleada dos astros suecos sobre a fraca seleção de Trinidad, composta na sua maioria de jogadores que atuam na terceira divisão da Inglaterra ou na liga escocesa. Parecia que os suecos estavam dopados. Criaram 1001 oportunidade, mas na hora de marcar um gol chutavam sem força, para fora, não chutavam! Trinidad se aguentava como podia e na única oportunidade criada pelos caribenhos chegaram a colocar uma bola na trave sueca. Este grupo passa a ser absolutamente imprevisível, e enquanto não chega a segunda rodada, a população de Trinidad & Tobago comemora o empate como se fosse a conquista de um título. Trinidad & Tobago já achava que tinha o melhor carnaval do mundo; agora também acha que sabe jogar futebol.

Argentina e Costa do Marfim fizeram um jogo memorável, daqueles que todos esperam ver em uma Copa do Mundo. A equipe de Drogba não decepcinou, jogou até melhor que a Argentina, mas faltou experiência e controle emocional para evitar os gols do adversário (infelizmente). A Argentina vem forte e determinada a chegar muito mais longe do que chegou em 2002, quando não se classificou. Quanto aos "elefantes", apelido da seleção da Costa do Marfim, é lamentável que tenham caído em uma chave tão difícil. Os caras tem futebol para muito mais e podem, até, vencer a Holanda e Sérvia & Montenegro, que jogam hoje.

Jogos de hoje: o dia começa com uma partida que promete: Holanda X Sérvia & Montenegro não tem favoritos, aqui tudo pode acontecer. Depois o México é favorito contra o Irã, mas sinceramente acredito (e espero) uma zebra do Oriente Médio. Já Portugal de Felipão é amplo favorito contra Angola, ainda que o significado deste jogo vá muito além de uma partida de futebol. É ex-metrópole contra ex-colônia, Angola chega à Copa do Mundo pela primeira vez depois de anos de guerra civil, muito sangue derramado, ditaduras violentas. O domínio português até os anos 1970, os escravos vendidos ao Brasil e outros países na América até o século XIX, a humilhação e o sofrimento do tratamento que os angolanos por tanto tempo deixaram uma cicatriz que dificilmente um dia desaparecerá. A vontade de triunfar é imensa. Por exemplo, na última vez que as duas equipes se enfrentaram em um "amistoso", 4 jogadores angolanos foram expulsos. Será interessante ver o que acontecerá nesta partida.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Trinidad surpreendeu mesmo. Eu até apostei num bolão 3x0 pra Suécia...

5:41 PM  

Postar um comentário

<< Home