Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

8.6.06

Copa do Mundo, Grupo C: o grupo da morte (da Argentina, se Deus quiser!)


Pela segunda vez consecutiva os nossos queridos vizinhos cairam em um grupo complicado, onde todos os seus 4 integrantes têm chances reais de classificação. Quem sabe pela segunda vez consecutiva também, eles voltem para casa cedo. Por aqui a torcida é grande!

Argentina - O time é bom, mas terá que suar muito para passar de fase

A rivalidade entre Brasil e Argentina vem de longa data e, tão gostoso quanto comemorar uma vitória brasileira, é celebrar uma derrota porteña! Verdade seja dita, enquanto o nosso país desperta interesse e até mesmo a torcida de pessoas de todas as nacionalidades, credos e cores, a arrogância argentina irrita muita gente mundo afora. Já tivemos que engolir um título mundial deles roubado (1978, jogando em casa e prejudicando o "campeão moral" Brasil), outro merecido (1986, com a maestria de Diego Maradona e sua "mano santa") e mais recentemente a conquista de uma medalha de ouro olímpica, feito que o Brasil corre atrás há mais de uma século sem sucesso. Tudo bem que eles têm muito mais coisas entaladas na garganta, como por exemplo, 5 títulos mundiais nossos. Mas se o time de Messi, Riquelme e Tevez jogar bonito e chegar longe, tudo bem. Tudo bem desde que terminem atrás de nós, vê-los "quase vencer" seria quase tão gostoso quanto vê-los eliminados já na primeira fase.

Costa do Marfim - estréia com mega desafio

A Costa do Marfim chegou lá, e diga-se de passagem, finalmente! Campeões africanos no início da década de 1990, os "Elefantes" passaram a exportar talentos para alguns dos principais times europeus. É considerada a melhor seleção do continente africano no momento, mas a falta de experiência e um grupo difícil poderão prejudicar o desempenho da Costa do Marfim. Eu ponho fé no time de Drogba (do Chelsea, da Inglaterra) e acredito que possa repetir o desempenho de Senegal em 2002. Quem sabe não será esta a primeira seleção do continenta africano semifinalista em um mundial?

Holanda - a sempre temida laranja ainda dá caldo

Todos sabemos que a Holanda não é mais aquela que encantou o mundo nas Copas de 1974 e 1978 e foi bi-vicecampeã mundial (tem coisa pior que ser bi-vice??). Porém, é uma seleção competente e pronta para vencer qualquer adversário. O time do técnico e Van Basten conta no ataque com a habilidade de Van Nistelrooy e na defesa com a solidez de poucos: a Holanda toma em média apenas 1 gol a cada 4 partidas. O problema da Holanda é quando ela pega o Brasil pela frente: foi eliminada pela seleção canarinha em 1994 e 1998. Aí nem tudo é flores na terra das tulipas...

Sérvia & Montenegro - a seleção do país que não mais existe

A ex-Iugoslávia vem se desmantelando tão rapidamente que o pouquinho que ainda restava acaba de ser dividido: agora Sérvia é um país, Montenegro é outro, e esta será a última competição internacional disputada pelos dois juntos. O time é bom e esta poderá seu uma despedida memorável. Ou não.

Quem classifica? Meu otimismo é grande, aposto em Costa do Marfim e Holanda.