Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

14.6.06

Brasil vence a Croácia no sufoco, mas tá valendo!


As previsões otimistas de torcedores e dos próprios jogadores de uma vitória do Brasil sobre a Croácia por 3X0, 3X1, 4X0, não se concretizaram. A verdade é que o magro 1X0 sobre o nosso adversário mostrou que esta deverá ser mesmo a Copa do Mundo do equilíbrio. Teremos que jogar muito e saber administrar resultados para celebrar o hexa.

Ronaldo, o "fenômeno", não fez nada. Ronaldinho e Adriano também ficaram devendo. Brilharam as estrelas de Cafú e Kaká, este último, o nosso salvador da pátria neste preimeiro encontro. O gol de Kaká foi brilhante, de craque mesmo. Que venha a Austrália, e que o Brasil entre em campo com menos salto alto. Respeitar os adversários, mesmo aqueles com pouca tradição no futebol, é fundamental. O jogo contra a Croácia foi um alerta para isso.

Outra campeã do mundo também estreou ontem, e a França nem mesmo um golzinho conseguiu marcar contra a Suíça. A bem da verdade, os franceses devem agradecer à Deus pelo 0X0, já que os suíços jogaram melhor e deixaram de marcar dois gols feitos (um bateu na trave).

Enquanto isso na Coréia do Sul tudo é festa! A vitória sobre Togo de virada por 2X1 foi aprimeira na história deste país asiático em Copas do Mundo disputadas fora de solo coreano/japonês. Em 2002 a Coréia do Sul chegou a um surpreendente quarto lugar jogando em casa. Antes disso nunca havia vencido uma partida de Copa do Mundo. O time é versátil, ágil, tem poder de reação, e pelo que foi visto nesta terça-feira, poderá jogar de igual para igual com Suíça e França.

Togo acumulou a quarta derrota africana consecutiva na competição. A participação da África até o momento é um verdadeiro fiasco. Me lembro que em 1990, após Camarões ter alcançado às quartas de final da Copa do Mundo da Itália, Pelé afirmou que em poucos anos o continente africano se firmaria como a principal potêncial mundial do esporte. A FIFA concedeu mais vagas aos africanos nas competições subsequentes (4 e depois 5), mas a previsão de Pelé foi falha (que novidade).

Às vezes penso que quando Deus criou Pelé, Ele ponderou: "Hummm, já coloquei tanto talento nos pés deste homem, que terei que compensar de alguma forma...". E assim aconteceu. O Pelé abre a boca, e só sai merda. Em 1994 ele previu a vitória da Colômbia nos EUA. Os colombianos foram eliminados na primeira fase, tiveram um jogador assassinado por ter convertido um gol contra, e faz algum tempo não se classificam para uma Copa do Mundo.

Em 2002 o "rei" (do futebole e do besteirol) apostou em França, Argentina e Portugal como prováveis campeões. Os três foram eliminados na primeira fase! Que medo que dá pensar que ele chamou o Brasil de favorito em 2006! O consolo é que ao menos desta vez, não é uma opinião isolada.

Quanto aos africanos, muita bola ainda vai rolar em campos alemães e pelo menos dois deles, Costa do Marfim e Gana, têm time para surpreender. Porém, falta organização, união e disciplina tática à estas equipes. Talento no pé não é tudo para se alcançar o sucesso em uma Copa do Mundo.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Gostei do resultado (03 pontos ganhos). Que o placar poderia ter sido mais satisfatório disso todos nós sabemos..mas paciência né, ganhar Copa do Mundo não é fácil...se fosse, o Brasil teria 17 títulos, e não "apenas" 05..

12:45 AM  
Anonymous Anônimo said...

E bote sufoco nisso... O q vc acha q vai acontecer amanhã?
E a Argentina? Q coisa mais sem graça....

12:43 PM  

Postar um comentário

<< Home