Istambul: primeiras impressões de uma cidade mágica
Apesar das muitas horas de vôo, da longa fila da imigração e do tempo perdido no tráfego intenso da cidade (chegamos justo na hora do rush), não podíamos deixar de dar uma volta pela cidade velha, onde está localizado o nosso hotel. A verdade é que a Istambul que já foi Constantinopla, Bizâncio, capital do grande Império Otomano, ligação entre o Ocidente e o Oriente, surpreende a cada esquina. A arquitetura, os cheiros, os sons, a beleza e simpatia das pessoas são únicos e extremamente convidativos.
Após uns quantos passos, resolvemos parar para comer no restaurante Alembar, já que a fome era grande. Pedimos um prato com o famoso kebab, espetada de pedaços de carnes variadas servida com verduras, legumes e arroz, e molhos especiais. Além da belíssima apresentação do prato, era tudo muito saboroso. O Chris provou o famoso chá de maçã de Istambul e adorou. Deu para ver que a culinária local faz jus a excelente fama que possui.
Apesar de já estar fechado para visitas, caminhamos nas proximidades da Mesquita Azul, simplesmente espetacular. Passamos também pela imponente Hagia Sofia, edifício construído no século 6 para ser a catedral do Império Bizantino, convertido em mesquita pelos otomanos quase 1000 anos depois, e hoje um museu. De fora é lindo demais.
Antes, no táxi, a caminho do hotel, pudemos observar um pouco da orla marítima, beirando o Mar de Marmara e o Estreito de Bósforo. É incrível estar na Europa e avistar do outro lado o comecinho da Ásia!
Tenho certeza que isso foi apenas um aperitivo para o que vem pela frente, mas posso dizer que poucas cidades, entre elas Paris e Roma, me causaram uma impressão tão forte e positiva como Istambul. Existe de fato uma mágica no ar, milhares de anos de história que resultaram em uma cultura rica e verdadeiramente impressionante.
Mal posso esperar por amanhã...
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home