Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

7.6.09

O Gabão perto da classificação para a Copa do Mundo 2010


No chamado "grupo da morte" da fase final das eliminatórias africanas, composto pelas tradicionais seleções de Camarões e Marrocos, além de Togo, país que disputou a última copa na Alemanha, ter chegado aqui já era considerada uma façanha para o Gabão. Porém, este país localizado no oeste da África, vem surpreendendo o mundo: após as duas primeiras rodadas da fase final, o Gabão lidera.

São 3 pontos de vantagem em relação a Togo, e 5 a mais que Camarões e Marrocos. Caso vença seu próximo desafio contra Camarões no dia 20/6, jogando em casa, estará a um passo de concretizar uma grande zebra na primeira Copa do Mundo realizada em solo africano.

A seleção de Gabão é composta por jogadores que atuam me equipes pequenas da França e outros países europeus. Jamais foi classificado entre as 40 melhores seleções do mundo no ranking da FIFA. Ninguém poderia imaginar esta incrível façanha dos gaboneses.

A África pode estar preparando outras surpresas para a Copa de 2010: Burkina Faso e Zâmbia também lideram seus grupos. Nesse momento ambas vão alcançando classificação para a Copa pela primeira vez também.

Na rodada de ontem das eliminatórias da Copa, 4 seleções garantiram classificação matemática para a Copa de 2010, e a comemoração é grande no Japão, na Coréia do Sul, na Austrália e na Holanda.

Depois de meter 4 no Uruguai na casa dos adversários, o Brasil lidera o grupo único da América do Sul, e está muito próximo da classificação.