Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

19.11.06

De Bishkek à Sanaa, as aventuras de Robert, o boi véio!

O Robert é amigão meu desde os tempos de FIU, daquelas amizades que nascem em um primeiro contato e que duram para sempre. Sabe aquelas raras pessoas que riem das mesmas coisas que a gente? Pois é, hoje ele segue morando em Miami, eu em Curitiba, mas somos "amigos para siempre"!

Nos tempos de faculdade este português-americano-brasileiro saía com uma americana mais velha, a Sandy, que nós, os amigos, conhecíamos como vaca-véia, ou "old cow". Era 10 anos mais velha que ele, uma respeitada (profissionalmente) somallier que morava só em um belo apartamento perto da praia em Miami Beach. Socialmente era daquelas americanas loiras e bregas que falam grosso (beirando o sapatão) e abrem as pernas para dar uma tragada (estamos falando de cigarro por enquanto).

Por que vaca-véia? Além de ser mais velha que ele, Sandy (este não é o seu verdadeiro nome, prefiro poupá-la) era depravada. As histórias que o Robert contava às vezes causavam ânsia de vômito até aos mais estômagos mais resistentes. Teve o macarrão com molho branco, o vampiro engasgado, a barra de chocolate bem amargo, a mão alheia na jaca alheia! Imaginem o que quiserem, não vou entrar em detalhes...

Depois que eu voltei ao Brasil o Robert e eu passamos a nos falar muito de vez em quando. Depois de um ano, o cara me ligou ontem. Além de ser formado em Relações Internacionais como eu, ele é piloto de avião. Foi empregado por uma empresa norte-americana e trabalha para o governo. Quando falamos estava voltando de Bishkek, Quirguistão, ou Quirguízia, como é conhecido por alguns. De uma forma ou de outra, o país que parece inventado existe, e segundo o Robert, parece estar localizado em outro planeta.

O Quirguistão está localizado na Ásia Central, é uma ex-república soviética. Robert foi levar soldados americanos a Bishkek, a capital do país, onde os mesmos passam pelos últimos treinamentos antes de serem enviados ao Afeganistão. Segundo ele, a cidade é única em todos os sentidos. Os habitantes são loiros de olhos claros (descendentes russos) ou com traços orientais, típicos da região. Os carros são antigos, aqueles veículos russos dos anos 80. Segundo o nosso boi-véio, a arquitetura é única, o idioma incompreensível e a os sabores e odores da culinária também são inigualáveis.

Ficou no melhor hotel da cidade, que não era grandes coisas. Do lado de fora, proteção policial. O mais interessante na cidade, na opinião do Robert, são os mercados coloridos e a curiosidade com que as pessoas olham os turistas e visitantes estrangeiros.

Robert contou que recentemente também esteve em Sanaa, no Iêmen. Em Sanaa as burcas escondem pelo menos 99% dos corpos da maioria das mulheres, que deixam à mostra apenas os olhos. Localizado no Oriente Médio, o Iêmen ainda é um dos mais tradicionais países muçulmanos. Robert pilotou o avião que levou o corpo de um dos terroristas que "se suicidaram" em Guantánamo recentemente. Em Sanaa, teve a impressão de estar no meio de dezenas de terroristas, todos muito vivos.

Já seguiu o avião do Presidente Bush até o Egito, levando no seu avião seus assessores. Já passou por Guam, Arábia Saudita, Indonésia, Timor Leste, entre outros. Deveria escrever um livro, o cara tem história para contar, e outras que não pode contar!

E a vaca-véia?? Bom, segundo ele, "continua lá, véia e porca como sempre". Acabaram o relacionamento faz dois anos e agora ele está com a Candy, a "vaca-louca". Uma ex-aeromoça descrita por ele como "loira, jovem, gostosa e maluca". Dividia um apartamento em Surfside com ele até ter se ofendido quando o Robert pediu a ela que ajudasse com parte do aluguel (US$ 1500/mês). Saiu de casa e foi morar sozinha, pagando US$ 1200!

Vai entender essas vacas do Robert! Saudades do boi-véio, que figura...