Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

2.7.06

Série C - vem aí o "Brasileirinho" de futebol!

Vai começar o maior campeonato brasileiro de futebol, a Série C, também conhecida como "Terceirona", ou ainda, "Brasileirinho". São 63 equipes que disputarão 4 vagas para a Série B de 2007 no mais legitimamente nacional dos campeonatos brasileiros de futebol, afinal, é o único em que todos os 26 estados e o Distrito Federal estão representados.

É uma competição de extremos, que conta com a participação de times tradicionais como os baianos Bahia e Vitória, e o carioca América, e outros desconhecidos, como o Coxim de Mato Grosso do Sul ou o recém criado Pirambu, de Sergipe.

Falar sobre a Série C e seus participantes é fazer um tour pelo Brasil de Norte a Sul e conhecer um pouco mais sobre aqueles que sonham com um lugar ao sol no nosso futebol. Vamos aos grupos:

Grupo 1

Rio Negro (AM) - Adesg (AC) - Tuna Luso (PA)

O Rio Negro e a Tuna Luso já disputaram a primeira divisão até os anos 80, quando o Brasileirão recebia todos os campeões estaduais. Nunca se destacaram, mas são mais tradicionais que a Adesg, único representante do Acre, onde o futebol foi profissionalizado apenas em 1989.

Grupo 2

Amapá (AP) - Ananindeua (PA) - Fast Clube (AM) - São Raimundo (RR)

O Ananindeua surpreendeu ao chegar em segundo lugar no Campeonato Paraense de 2006, atrás do Paysando e superando o tradicional Remo. É o favorito neste grupo, possivelmente o mais fraco tecnicamente de toda a competição.

Grupo 3

Araguaína (TO) - Mixto (MT) - Operário (MT) - Ulbra (RO)

Duas das mais tradicionais equipes do Mato Grosso encontram-se neste grupo: Mixto e Operário de Várzea Grande. No passado elas seriam francas favoritas neste grupo, mas atualmente devem jogar de igual para igual com o Araguaína, que desbancou o Palmas e tornou-se campeão em Tocantins. A Ulbra, de Ji-Paraná, Rondônia, seria uma grande zebra.

Grupo 4

Imperatriz (MA) - Ríver (PI) - Flamengo (PI) - Maranhão (MA)

O Imperatriz conquistou seu primeiro título estadual maranhense em 2005. Disputará uma das 2 vagas do grupo 4 com equipes mais tradicionais da região. Os campeonatos do Maranhão e Piauí em 2006 ainda não foram encerrados.

Grupo 5

Porto (PE) - Icasa (CE) - Baraúnas (RN) - Botafogo (PB)

No Ceará o Icasa vem surpreendendo com boas campanhas no estadual. Terá pela frente o campeão potiguar, o Baraúnas de Mossoró, o Botafogo de João Pessoa e o pernambucano Porto.

Grupo 6

Ferroviário (CE) - Ypiranga (PE) - Potiguar (RN) - Treze (PB)

O Treze, campeão paraibano em 2006, chegou às quartas-de-final da Copa do Brasil em 2005 e vem fazendo boas campanhas na Terceirona. É um dos favoritos a serem promovidos à Série B.

Grupo 7

CSA (AL) - Colo-Colo (BA) - Confiança (SE) - Bahia (BA)

Não só o Bahia, campeão brasileiro de 1988, chegou à terceira divisão, como terá que enfrentar o Colo-Colo de Ilhéus, inacreditavelmente o campeão baiano de 2006! É, a coisa na boa terra não anda nada bem, pelo menos quando o assunto é futebol...

Grupo 8

Pirambu (SE) - Vitória (BA) - Coruripe (AL) - Ipitanga (BA)

O outro rebaixado baiano, o Vitória, terá pela frente o recém criado Pirambu, campeão sergipano no seu segundo ano de vida, o Coruripe, que acaba de sagrar-se campeão alagoano e o Ipitanga, que fez boa campanha no campeonato baiano. Será que o Vitória segue adiante??

Grupo 9

Luziânia (DF) - Anapolina (GO) - Jataiense (GO) - Coxim (MS)

A Anapolina, após muitos anos participando da Série B, foi rebaixado em 2005. Agora terá que lutar muito para voltar à segundona. O grupo é fraco, como times como o Coxim, campeão do Mato Grosso do Sul pela primeira vez.

Grupo 10

SERC (MS) - Atlético (GO) - Ituiutaba (MG) - Ceilândia (DF)

Ituiutaba e Ceilândia são favoritos pelos resultados alcançados recentemente. Porém, o Atlético Goianiense é uma das equipes mais tradicionais do Centro-Oeste. O SERC deve ser mero figurante.

Grupo 11

Rio Claro (SP) - América (MG) - América (RJ) - Vitória (ES)

Duas equipes tradicionais se enfrentam neste grupo: o América de Minas e do América do Rio. O time carioca parece ter renascido das cinzas em 2006, quando jogou bem e foi o melhor time da primeira fase do Campeonato Carioca. Se vencer o estigma de "nadar, nadar e morrer na praia", deverá ser promovido à Série B.

Grupo 12

Estrela (ES) - Ipatinga (MG) - Juventus (SP) - Americano (RJ)

Grupo complicado. O Ipatinga foi campeão mineiro em 2005, vice em 2006 e semifinalista da Copa do Brasil em 2006. É grande favorito ao título. Juventus e Americano têm time para surpreender.

Grupo 13

Rio Branco (SP) - Madureira (RJ) - Cabofriense (RJ) - União Barbarense (SP)

Os times paulistas geralmente levam vantagem sobre os cariocas na terceira divisão, mas desta vez as coisas poderão ser diferentes. O Madureira é o atual vice-campeão carioca, e o Cabofriense fez boa campanha.

Grupo 14

J. Malucelli (PR) - Noroeste (SP) - América (SP) - ADAP (PR)

O Noroeste chegou a liderar o Paulistão, e apesar de não ter tido fôlego para levar o título, acabou entre os melhores. O mesmo aconteceu com a ADAP, do Paraná. No paranaense a equipe foi responsável pela eliminação de forças como o Coritiba e o Atlético, mas acabou num honroso segundo lugar, perdendo para o Paraná Clube.

Grupo 15

Rio Branco (PR) - Caxias (RS) - Ulbra (RS) - Joinville (SC)

Grupo bastante complicado. O Caxias acaba de ser rebaixado, e terá pela frente o tradicional Joinville, a boa equipe do Ulbra de Canoas e o surpreendente Rio Branco, de Paranaguá, semifinalista do paranaense.

Grupo 16

Brasil (RS) - Criciúma (SC) - Marcílio Dias (SC) - Novo Hamburgo (RS)

No ano passado, quando apenas duas equipes eram promovidas, o No vo Hamburgo ficou em quarto lugar. Se repetir o feito, desta vez a equipe gaúcha sobe. O Criciúma está investindo pesado para retornar à elite do futebol brasileiro.

A briga começa no dia 16 de julho e a minha torcida é para o Ameriquinha do Rio, o segundo time de todo brasileiro. Bom, pelo menos é o meu.

1 Comments:

Blogger dono da bola said...

ola Henrique td bem,olha so a TUNA LUSO BRASILEIRA quase nao se destacou nos ultimos anos no futebol por culpa de falsos tunantes quaze afundamos. mas agente ta de volta e pode crer que dessa vez vamos longe..ahh a TUNA desses times todos que estao na terceirona e um dos poucos que tem dois titulos nacionais e o de 1992 foi nosso. ganhamos um na segundona e outro na terceira ,1992). e olha que eu estou so ha mais de 16 anos longe de Belem e do brasil mas a tuna e o meu time do coracao e de muita gente por esse mundo afora.ahh acompanho os jogos da AGUIA DO NORTE pla net.e parabens por ter publicado uma folha inteira da terceirona esqucida por muita gente que se diz jornalista esportivo em nossa terrinha.parabens e ate aproxima.thanks.omedeto gozaimassu. H. Lisboa

1:39 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home