Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

30.6.06

8 seguem adiante, 8 dizem adeus...


Esta é, pelo menos até o momento, uma Copa do Mundo sem surpresas. Os 6 campeões mundias que dela participam estão todos entre os 8 finalistas (alguns, como a Itália, chegando lá de forma duvidosa), e tudo indica que a FIFA quer um novo campeão (chegam a afirmar que o Brasil será derrotado pela arbitragem). Teorias da conspiração a parte, é hora de destacar a performace das 8 seleções que já voltaram para casa:

9- Espanha: chega a dar pena da Espanha... Foi considerada uma das melhores equipes da primeira fase, acreditava-se que desta vez a furia española atravessaria a barreira das quartas-de-final. Engano. Parou nas oitavas e amargou um nono lugar. Até jogou melhor que a França, mas foi menos eficaz. Uma pena. (nota: 8,0)

10- Suíça: fato inédito - equipé é eliminada da Copa do Mundo sem ter tomado sequer 1 golzinho!!! É, a invicta Suíça eliminou a Coréia, liderou seu grupo, colocou uma bola na trave da Ucrânia, mas após a confirmação do 0X0, não conseguiu converter nenhum gol na disputa de pênaltis. Fez mais do que se esperava, mas falhou quando não podia... (nota: 8,5)

11- Holanda: fiasco. O jogo contra Portugal foi tenebroso - as faltas, violência, falta de "fair play". Foi embora, graças à Deus. (nota: 4,0)

12- Equador: os equatorianos se superaram, chegaram bem entre os 16 e quase pregaram uma peça na Inglaterra. Fez sua lição de casa com capricho, ainda que esteve longe de jogar um bolão. (nota: 7,0)

13- Gana: inesquecível o jogão de Gana contra a forte República Tcheca! Seu problema foi a irregularidade. Contra o Brasil simplesmente não conseguiram concluir (e olha que tiveram chances!!). Fez uma boa campanha, passou pelo grupo da morte e caiu contra os penta campeões do mundo. Agora é ver se continuará crescendo. (nota: 8,0)

14- Suécia: muito decepcionate. Sua dupla de ataque não fez NADA, empatou com Trinidad & Tobago, praticamente não entrou em campo contra a Alemanha. Se classificou, é verdade, mas ficou aquém do que se esperava. (nota: 4,0)

15- México: outra decepção na primeira fase, que pelo menos contra a Argentina, nas oitavas, jogou com garra e chegou perto de causar uma grande zebra. Como "quase" não ganha nada, o México não evoluiu. Chegou onde havia chegado nas últimas 4 Copas do Mundo. (nota: 6,0)

16- Austrália: fantástica! Contra tudo e contra todos conseguiu se classificar, uma vitória inédita para a discriminada Oceania. Nas oitavas jogou melhor que a Itália, mas foi escandalosamente roubada. Uma pena. Quem sabe agora jogando na Ásia a Austrália não conquiste mais respeito da FIFA? Este time é bom e tem garra, merecia mais. (nota: 9,0)