Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

29.7.09

Impressões de Lima, Perú


Que lugar interessante é o Perú, este nosso país vizinho que nos anos 1980 e 90 tanto trabalho nos deu no vôlei feminino. Terra dos Incas, famoso por Macchu Picchu, o Perú reserva outras surpresas aos seus vizitantes, como por exemplo, a sua incrível e magnífica culinária.

Na semana passada fui convidado para ser jurado do Miss Mundo Perú. Foram apenas três dias, porém suficientes para fazer novas amizades e descobrir aspectos sobre um país cujo sinônimo é diversidade.

Durante a entrevista preliminar com as 22 representantes dos departamentos peruanos, tive a oportunidade de fazer uma viagem virtual pelo país, com cada uma delas falando sobre os principais pontos turísticos das suas regiões. Praia, selva, os Andes. Deu vontade de conhecer cada um desses lugares.
O artesanato peruano também é impressionante. Conta muito da história de um país que já viveu momentos de glória e poder. A dualidade do sol e da lua, ouro e prata, noite e dia, está presente em muitas dessas peças.

E o horrível castigo aplicado aos infiéis pelos Incas? Tiravam a pelo do rosto e do peito, os deixavam com as mãos e pés amarrados, expostos ao sol e às aves de rapina. Acredito que a galera andava na linha por lá naqueles tempos!
A comida é incrível, arrisco dizer que o Perú possui uma das melhores culinárias do mundo. Os temperos são únicos e verdadeiras obras de arte. Nunca comi um atum tão bem feito e delicioso, o cevice dispensa apresentações. E o suco de milho roxo? Tem até uma bebida alcólica que se assemelha à nossa caipirinha, porém feita com pinga de milho.
Conheci em Lima uma das mulheres mais lindas e elegantes que já vi em toda a minha vida: Maria Julia, ou simplesmente Maju Mantilla, a segunda peruana a conquistar o título de Miss Mundo, em 2004. Sua beleza transcendo o físico, é sobretudo uma dama, dona de uma elegância ímpar (foto).
Aproveito para parabenizar a nova Miss Perú, a representante de Cuzco. Claudia Carrasco foi a minha favorita desde que a conheci na entrevista. Desejo a ela toda a sorte no Miss Mundo.
Quanto ao Perú, pretendo um dia voltar com tempo para poder descobrir os mistérios de uma terra realmente encantada, onde se encontra de tudo um pouco.
Em relação ao vôlei, hoje a seleção peruana não é mais aquela de duas décadas atrás, mas foi interessante ver a emoção e alegria dos peruanos quando no sábado passado elas derrotaram a Argentina na seletiva do mundial realizada no Brasil e conseguiram voltar a um Campeonato Mundia depois de tantos anos.
Tomara que o vôlei peruano volte a crescer e esta bonita rivalidade do voleibol sulamericano.

1 Comments:

Blogger Vitor Ferreira said...

Este comentário foi removido pelo autor.

11:41 AM  

Postar um comentário

<< Home