Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

30.8.08

Nos EUA ex-Vice-Miss pode tornar-se futura Vice-Presidente


A escolha de Sarah Palin como postulante ao cargo de Vice-Presidente dos Estados Unidos caso o candidato republicano John McCain seja eleito Presidente, é notícia no mundo todo, inclusive no mundo da "missologia". A ultra-conservadora governadora do Alasca foi candidata ao título do seu estado em 1984, e por muito pouco não chegou a disputar o título de "Miss America". Ficou em segundo lugar no Alasca.
Em poucos meses ela poderá tornar-se a primeira mulher Vice-Presidente dos Estados Unidos, algo que muitos esperavam fosse acontecer com Obama e o Partido Democrata.
Teria sido uma decisão inteligente por parte do senador John McCain, escolher uma mulher logo após Hillary Clinton não ter sido a escolhida pelo partido concorrente? Talvez, se não fosse o fato de Palin ser uma candidata extremamente conservadora, o que representa retrocesso para um partido que tenta demonstrar não ser mais tão conservador.
A governadora do Alasca é tão radical em assuntos polêmicos como o aborto, que se recusou a fazer um mesmo sabendo que seu quinto filho nasceria com Síndrome de Down. Merece respeito por ter sido conivente com o que prega (algo que o nosso Presidente Lula definitivamente não é), porém, será que em um país que se diz modelo de democracia para o mundo, a mulher não pode ter o direito de escolher quando se trata de um assunto que diz respeito ao seu próprio corpo?
Eu não entendo como o Bush foi eleito em 2000, e muito menos como foi re-eleito em 2004. Os Estados Unidos perderam força e respeito nesses anos, e agora correm o risco de afundar ainda mais com a dupla McCain/Palin.
Que os brasileiros não sabem votar, é uma triste constatação e fato. Agora, mais triste é ver um país onde a grande maioria das pessoas tem acesso à informação e educação, e onde o voto não é obrigatório, escolher tão mal os seus representantes. Veremos se a história volta a se repetir em 2008, já que a escolha deles, infelizmente afeta a todo o planeta...