Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

25.8.08

As Avassaladoras: Meninas do vôlei colocam a cabeça no lugar e ganham a tão sonhada medalha de ouro!!


Me lembro quando tinha 12 anos de idade e a seleção feminina de vôlei do Brasil ia ganhando por 2-0 dos EUA em jogo válido pelas Olimpíadas de Los Angeles (1984). Era a geração de Vera Mossa, Isabel, entre outras, musas que despertavam o interesse do brasileiro pelo vôlei feminino, já que o masculino andava a todo o vapor com a sua "geração de prata". No dia seguinte minha mãe me deu a triste notícia: "As americanas viraram, não foi dessa vez. Fui dormir de madrugada". O sétimo lugar alcançado na ocasião (se não me falha a memória) foi comemorado.

De lá para cá, o vôlei feminino do Brasil só evoluiu, e desde lá venho acompanhando e torcendo por elas de perto. Já nos anos 1990 tínhamos uma equipe forte o suficiente para trazer um título mundial ou uma medalha de ouro para casa, mas sempre esbarravam no "psicológico", ganhavam de todo mundo nas fases classificatórias, e perdiam na semifinal ou na final.

Ganharam prata no Mundial de 94, disputado no Brasil, bronze em Atlanta 96, bronze novamente em Sydney 2000; em 2004 veio aquela traumática derrota para a Rússia, quando elas tinham o jogo na mão (2-1 e 24-19) e permitiram a virada. Acabaram em quarto lugar. No Mundial de 2006, show das brasileiras até a final, quando a Rússia, derrotada pelas nossa meninas na primeira fase, venceu o Brasil no último jogo por 3-1.

O Brasil entrou na disputa em Pequim com o melhor time no papel, mas a grande dúvida era: será que o seu maior adversário, o "psicológico", vai derrotar o Brasil novamente? Será que elas acreditarão que podem ganhar e irão permitir que isso aconteça?

Para a nossa sorte, nada nem ninguém chegou perto de impedir a vitória das meninas do Brasil dessa vez! O placar de 3-0 sobre todas as suas adversárias demonstrava uma campanha realmente avassaladora, e na final, sobre os EUA, perderam apenas 1 set (que confesso, assustou), mas souberam manter a calma e sacar, defender, passar e atacar para a vitória. Medalha de ouro para o vôlei feminino do Brasil!

Foi emocionante, depois de tanta espera, de tantos "quases", ver estas meninas chegarem lá. Que a nossa seleção continue assim, avassaladora, e que as meninas do Zé Roberto, agora que descobriram o caminho para a vitória, possam trazer muitos outros títulos para o nosso país!

Valeu, meninas!