Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

12.5.08

O Café de São Tomé


Em Portugal também têm-se o costume de tomar um café expresso seja depois de uma refeição, no café-da-manhã (ou pequeno almoço, como dizem os portugueses) na panificadora, ou em qualquer outra hora do dia. Tomei vários na semama que estive lá, todos muito saborosos.

Perguntei ao Miguel, primo da Roberta, se o café servido em Portugal era brasileiro ou colombiano, confesso que esperando a resposta "óbvia": "É claro que é brasileiro!".

Mas que nada! "Não gostamos muito do café que vem do Brasil. Portugal importa muito de São Tomé e Principe, o café deles é de excelente qualidade e o preferido por aqui", Miguel explicou.

As pequenas ilhas de São Tomé e Principe, localizadas no Golfo da Guiné, África ocidental, formam um país independente que pertenceu a Portugal até 1975, data de sua independência.

Se o nosso café parece não ser mais aquele, vejamos ao menos o lado positivo: ao menos não é o café colombiano, nosso grande rival no mercado mundial, que conquistou os portugueses...