Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

22.1.08

Miss Tourism Queen 2007 - "Os Oito elefantes cor-de-rosa"


Dos grandes concursos de beleza internacionais, o Miss Tourism Queen é o que mais cresce e impressiona em alguns aspectos. Por exemplo, nenhum outro concurso convida jornalistas do mundo todo custeando hospedagem, alimentação e viagens aéreas e terrestres pelo território onde acontece a competição. O Miss Tourism Queen é a exceção. Cada vez que as misses têm que seguir viagem para uma nova cidade, junto com elas vão outras 150 pessoas, incluindo organizadores, chaperonas, convidados especiais e jurados. Para transportar tanta gente os organizadores disponibilizaram 8 ônibus cor-de-rosa com a logo gigante do Miss Tourism.

Por onde passava aquela “caravana da beleza”, o trânsito literalmente abria caminho. Éramos escoltados por policiais que iam na frente businando como loucos. Não existia sinal vermelho, nada. O caminho era aberto para a turma do Miss Tourism.

Dentre as muitas cidades que visitamos, a chegada mais impressionante foi a de Nanyang. Foi logo no meu segundo dia na China, quando ainda tentava me adaptar ao fuso horário. Eu peguei no sono no ônibus, e de repente acordei com uma gritaria e o chão tremendo. Quando abri os olhos vi uma multidão aglomerada, uma massa humana que não tinha fim! Tinha gente batendo no ônibus dos dois lados, atrás, na frente. Os ônibus a nossa frente mal podiam se movimentar.

No nosso ônibus estavam Anu e Justine, as Misses Turismo de 2003 e 2006. Ambas acenavam para aqueles chineses que pareciam atordoados, recebendo em sua cidade 8 naves extraterrestres. Eles sorriam, com os olhos mais abertos que nunca. As crianças com os queixos caídos e um leve sorriso no rosto. Todas acenavam, e quando eram retribuídos, gargalhavam. A ingenuidade e a pureza daquele povo me comoveram. Era como se dissessem: “Meu Deus, tem vida fora da China!”. E nós, os E.T.s, éramos sempre muito bem acolhidos.

Mais tarde fomos informados de que naquela tarde de domingo aproximadamente 1.5 milhão de pessoas haviam saído às ruas de Nanyang para recepcionar as candidatas ao Miss Tourism Queen. Comentei com a Nina, jornalista da Finlândia, que nunca imaginei que em algum lugar do planeta um concurso de beleza pudesse atrair tanta atenção. A resposta dela foi imediata:

“Concurso de beleza?? Imagina. Até em Nova York se 8 ônibus cor-de-rosa invadissem a cidade, uma multidão sairia para as ruas para saber o que estava acontecendo! Mais impressionante que isso só se fossem oito elefantes cor-de-rosa!”.

1 Comments:

Blogger MatheusS said...

atualizaaaaaa

2:22 AM  

Postar um comentário

<< Home