Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

24.6.07

Vai começar a Terceirona 2007!

Eu devo ser um dos poucos malucos que seguem os jogos da Série C do Campeonato Brasileiro da primeira até a última rodada. A "Terceirona" é a mais democrática das três divisões do Brasileirão, já que nela encontramos clubes de todos os estados brasileiros. Equipes tradicionais que contam com o "peso da camisa", como Bahia, Guarani e América-RJ, disputam uma das 4 vagas para a Série B de 2008.

No ano passado minhas previsões foram quase todas certeiras, com Criciúma, Ipatinga e Vitória confirmando o favoritismo e tendo acesso à Segundona, juntamente com o surpreendente Grêmio Barueri, o time que cresce mais rapidamente no país.

Serão centenas de jogos de norte a sul, leste a oeste do país, em lugares muitas vezes até desconhecidos pela grande maioria de nós brasileiros. Campos em péssimas condições, horas de viagem na maioria das vezes de ônibus, e muita determinação. Cair para a Série C pode ser desastroso, que o diga o Bahia, rebaixado em 2005 e até hoje penando na Terceirona... Vamos ver quem participa este ano e quem leva reais chances de ser promovido:

Grupo 1: Fast (AM), Jaruense (RO), Rio Branco (AC) e São Raimundo (RR)

Este talvez seja o grupo mais fraco de toda a competição. Fast e Rio Branco são os favoritos, mas todas as 4 equipes são igualmente limitadas e podem chegar à segunda fase da competição.

Meu palpite: Fast e Rio Branco

***
Grupo 2: Amapá (AP), Nacional (AM), São Raimundo (AM) e Tuna Luso (PA)

O São Raimundo se aguentou durante muitos anos na Série B, mas no ano passado o representante do decadente futebol amazonense não aguentou a pressão e caiu (por muito pouco, diga-se de passagem). É o favorito desde grupo, mas deverá passar pelo rival Nacional (equipe que alcançou resultados razoáveis e levou multidões ao seu estádio nos anos 70 e 80 e é o atual campeão do estado) e pelo tradicional Tuna Luso, a eterna terceira força do Pará. O Amapá é o azarão deste grupo.

Meu palpite: São Raimundo e Tuna Luso

***
Grupo 3: Ananindeua (PA), Araguaína (TO), Imperatriz (MA) e Paysandu (PA)

Há poucos anos o Paysandu era destaque na primeira divisão e até chegou a disputar a Libertadores, quase eliminando o Boca. Hoje vive um momento ruim, porém, é sem dúvidas um dos favoritos ao acesso. Deve passar fácil por este grupo, onde encontra-se também o vice-campeão paraense de 2006, o Ananindeua, que fez excelente campanha na Série C do ano passado e não chegou ao octagonal final por ter sido penalizado com a perda de diversos pontos (o que favoreceu o tradicional Bahia). Os campeões de Tocantins e Maranhão não devem incomodar as equipes paraenses.

Meu palpite: Paysandu e Ananindeua

***
Grupo 4: Barras (PI), Itapipoca (CE), Ríver (PI) e Sampaio Correia (MA)

Se tradição ganhasse jogo de futebol, Ríver e Sampaio Correia seriam as apostas óbvias neste grupo. Porém, essas duas equipes não "ditam as regras" mais na região como em tempos passados. O equilíbrio aqui é grande, então além do Sampaio, vou apostar na zebra piauiense do Barras.

Meu palpite: Barras e Sampaio Correia

***
Grupo 5: Icasa (CE), Nacional de Patos (PB), Porto (PE) e Potiguar (RN)

Este é outro grupo imprevisível. O Icasa, vice-campeão do Ceará, e o Porto de Pernambuco, levam uma leve vantagem sobre o Nacional de Patos e o Potiguar.

Meu palpite: Icasa e Porto

***
Grupo 6: ABC (RN), Atlético de Cajazeiras (PB), Central (PE) e Vera Cruz (PE)

O Vera Cruz faz a sua estréia em campeonatos nacionais e pretende superar as expectativas dos seus torcedores, assim como aconteceu no campeonato pernambucano. O ABC voltou a vencer no Rio Grande do Norte e vem com força tentando regressar à segundona. O Central já viveu dias melhores.

Meu palpite: ABC e Vera Cruz

***
Grupo 7: América (SE), ASA (AL), Bahia (BA) e Confiança (SE)

O Bahia, campeão brasileiro de 1988, disputará a Série C pela segunda vez consecutiva. Começa com uma verdadeira mamata. O América de Propriá sagrou-se campeão sergipano depois de décadas, mas não oferece perigo. Deverá disputar com ASA e Confiança a segunda vaga do grupo.

Meu palpite: Bahia e Confiança

***
Grupo 8: Atlético (BA), Linhares (ES), Coruripe (AL) e Poções (BA)

Enquanto o Atlético fez boa campanha no Campeonato baiano, Linhares e Coruripe foram os vencedores nos seus estados em 2007. Grupo fraco, onde tudo pode acontecer.

Meu palpite: Atlético e Coruripe

***
Grupo 9: Atlético (GO), Cacerence (MT), Ceilândia e CRAC (GO)

O Atlético Goianiense voltou a vencer o campeonato goiano depois de muitos anos e vem com força total para a Série C. O Cacerense, equipe jovem, venceu o seu primeiro mato-grossense em 2007, mas dificilmente avançará para a próxima fase da competição.

Meu palpite: Atlético e CRAC

***
Grupo 10: Guará (DF), Itumbiara (GO), Jaciara (MT) e Vila Nova (GO)

O Vila Nova caiu em 2006 e pretende voltar à Série B já em 2007. Tem um grupo fácil pela frente e não deve escorregar, pelo menos neste começo de competição.

Meu palpite: Vila Nova e Guará

***
Grupo 11: América (RJ), Guarani (SP), Jaguaré (ES) e Tupi (MG)

O Guarani, campeão brasileiro na década de 70, disputa a Terceirona no pior momento enfrentado pelo clube em sua história. No mesmo grupo encontra-se o sempre querido de todas América do Rio. O Diabo não vem realizando boas campanhas no Brasileiro da terceira divisão, mas seus torcedores esperam que desta vez o time não volte a nadar, nadar, e morrer na praia.

Meu palpite: América e Guarani

***
Grupo 12: Friburguense (RJ), Noroeste (SP), Rio Claro (SP) e Volta Redonda (RJ)

Este é um grupo que conta com bons times e muito equilíbrio. Friburguense e Volta Redonda vêm surpreendendo no Campeonato Carioca nos últimos anos, assim como o ótimo Noroeste no Paulista. O Rio Claro pode surpreender.

Meu palpite: Friburguense e Noroeste

***
Grupo 13: Águia Negra (MS), Bragantino (SP), CENE (MS) e Sertãozinho (SP)

O fraquíssimo futebol sul-mato-grossense (saudades dos bons tempos do Operário e do Comercial...) será representado pelo desconhecido Águia Negra e pelo CENE. Ambos devem fazer turisto em Bragança Paulista, onde em 2007 "ressussitou" o Bragantino, semifinalista do Paulistão, e em Sertãozinho.

Meu palpite: Bragantino e Sertãozinho

***
Grupo 14: Democrata (MG), Juventus (SP), Madureira (RJ) e Villa Nova (MG)

Aqui temos 4 equipes simpáticas e que já aprontaram das suas no futebol brasileiro. O Madureira, por exemplo, foi vice-campeão carioca em 2006.

Meu palpite: Madureira e Villa Nova

***
Grupo 15: Chapecoense (SC), Paranavaí (PR), Roma (PR) e Ulbra (RS)

Este grupo conta com os surpreendentes campeões de Santa Catarina e Paraná em 2007, a Chapecoense e o Paranavaí. As duas equipes não devem subestimar a força do Ulbra de Canoas e da Roma de Apucarana.

Meu palpite: Paranavaí e Chapecoense

***
Grupo 16: Adap (PR), Caxias (RS), Esportivo (RS) e Joinville (SC)

O último grupo conta com o Esportivo, que realizou boa campanha no Gauchão, o Caxias, que quer a todo custo retornar à Segunda Divisão e o Adap, atualmente uma das forças do futebol paranaense. O Joinville não deve ser esquecido.

Meu palpite: Adap e Esportivo

A Série C tem início no dia 7 de julho e você poderá acompanhar os resultados e classificação em cada grupo no link a seguir:

http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/2007/seriec/grupo1.jhtm