Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

26.8.06

Mundial de Basquete: excelentes jogos e a vergonha brasileira

A cada quatro anos o brasileiro vive fortes emoções não somente com a Copa do Mundo de futebol, mas também com os mundiais de basquete e vôlei masculino e feminino. O mundial de basquete masculino está acontecendo no Japão, onde o Brasil deu vexame histórico ao ser eliminado logo na primeira fase, enquanto outras seleções nos brindam com verdadeiros shows em quadra.

De 212 equipes que participaram nas eliminatórias em todo o mundo, 24 chegaram à fase final da competição, seis a mais que em 2002. Essas 24 equipes foram divididas em 4 chaves de 6, com todos jogando contra todos dentro de suas respectivas chaves.

No Brasil a expectativa era de uma boa campanha da nossa seleção, inclusive comentava-se que não era sonhar demais com o Brasil entre os 3 primeiros colocados. Acontece que caimos no famoso "grupo da morte", e após 4 derrotas contra Austrália, Turquia, Grécia e Lituânia, e apenas uma vitória contra o Qatar, talvez a mais frágil das 24 seleções, o sonho de alguns tornou-se pesadelo. O Brasil fez sua pior campanha na história e voltou cedo para casa.

Mas a vida continua e as tranmissões da Sport TV nas madrugadas também, agora com as emocionantes oitavas-de-final. O jogo mais incrível da madrugada passada aconteceu já na manhã deste sábado. A favorita Turquia pegou pela frente a Eslovênia, e os dois brigaram pela classificação até o final, de igual para igual. A Eslovênia chegou a ter uma vantagem de 4 pontos faltando poucos minutos, mas foi ai que os turcos simplesmente não erraram mais. Cairam todas as tentativas de 3 pontos e com os nervos no lugar, os turcos se recuperaram e venceram por 90-84.

Nervos no lugar, algo que geralmente falta às nossas seleções, seja qual for o esporte...

Os turcos jogarão na próxima fase contra a Argentina, que venceu a Nova Zelândia (a grande surpresa de 2002 ao chegar em quarto lugar na frente dos Estados Unidos) com o placar de 79-62. Também não faltou emoção na vitória da Lituânia sobre a Itália, favorita para este jogo. A república báltica venceu por 71-68. Outra potência que ficou pelo caminho foi a extinta Sérvia & Montenegro, campeã em 2002, que perdeu para a Espanha por 87-75.

Esta noite acontecerão outros 4 jogos: a Alemanha pega a surpreendente Nigéria, seguida por EUA e Austrália, França e Angola e Grécia contra China. A classificação destes dois países africanos veio a comprovar o desenvolvimento do esporte naquele continente.

Além do Brasil, outro fiasco na competição também veio das Américas: Porto Rico, tradicional força do esporte, que foi eliminada em um grupo teoricamente fraco, cedendo lugar à Eslovênia e China.

Quem quiser saber mais sobre o Mundial de Basquete masculino deve acessar o excelente site da FIBA: www.fiba.com. A UOL também traz cobertura completa no link http://esporte.uol.com.br/basquete/.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Realmente o basquete não consegue emplacar... Uma pena. Ainda bem que eu não tenho SportTv para ver! E a Liga Mundial de vôlei? Você chegou a acompanhar? A seleção feminina no Grand Prix também tá muito bem!

4:22 PM  

Postar um comentário

<< Home