Blog do Henrique Fontes

Dedico esse espaço a relatos sobre minhas andanças cobrindo e produzindo concursos, outras paixões, como o futebol e o esporte em geral, ou quaisquer outros tópicos que me venham a cabeça. Espero que curta.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

27.9.06

Uma breve explicação sobre as flores de Varsóvia

Após ler os meus textos sobre Varsóvia minha mãe fez algumas observações interessantes sobre as flores na cidade, que eu agora divido com vocês:

"Quanto às flores, existe uma explicação. Normalmente os filmes de "época" que assistimos são filmados durante o inverno, justamente para passar esta impressão de "cinza", o que reforça a idéia de opressão, de sofrimento. Não lembro de nenhum filme de campo de concentração na Polônia durante o verão. Apenas as cenas de libertação. Faz parte da linguagem cinematográfica: verde = vida, esperança.

Todos os países localizados no hemisfério norte, que enfrentam seis meses de frio, têm esta característica : as pessoas esperam a primavera ansiosamente para começarem a plantar suas flores e terem "vida" em volta delas outra vez. Quando chega o outono, esvaziam as floreiras, vasos, lavam e guardam.


É da natureza humana não valorizar aquilo que é fácil. Nos países tropicais as pessoas nem ligam para as flôres. Estão lá o tempo todo, ninguém nem se dá mais conta de sua presença. Mas quando não se tem, valoriza-se imensamente quando recupera-se o "perdido".

Na Alemanha fiquei impressionada com a quantidade de flôres, jardins, pessoas comprando e comprando flôres, plantando todos os dias na primavera para poder curtir no verão. E mais 15 dias e tudo isto será apenas lembrança...até abril do próximo ano."